Sabem aquela pessoa que aparenta total desprezo pelas outras, desrespeitando totalmente os direitos alheios e não tendo o mínimo de empatia com as necessidades e sofrimentos alheios?
.
É o sintoma clássico do TPAS - Transtorno de Personalidade Antissocial.
.
O termos antissocial aqui, não ganha o sentido de alguém que não gosta de relacionar-se com os outros. O termo antissocial aqui, ganha a conotação de desprezo pelas regras do convívio social.
.
São pessoas que não se compadecem com o sofrimento das classes menos abastadas e minorias. Geralmente, observamos o discurso de que as pessoas menos favorecidas são perdedoras, derrotadas e fracas. Estão em situação de vulnerabilidade porque querem. Merecem a dor, a perda e não devem ser assistidas em nada.
.
Quem nunca observou esses discursos na classe política e empresarial?
.
Entre os principais sintomas, estão o desprezo total pela lei, pela ética, falta de planejamento, compulsão ao roubo, irresponsabilidade financeira, manipulação, mentira, fraude, exploração de pessoas, agressividade, autoconceito elevado, desprezo afetivo, ódio por minorias, etnias e classes menos favorecidas.
.
Esses sintomas tendem a aparecer na adolescência e, se não tratados, persistem até a idade adulta, por toda a vida do indivíduo. Tem causas biológicas e sociais, dentre estas últimas, pais negligentes, abuso infantil, ausência de limites na infância e embotamento afetivo desses pais.
.
O tratamento psicoterápico, se iniciado na adolescência, produz efeitos relevantes e pode minimizar os sintomas.
.
Se indentificou ou conhece alguém passando por estes problemas? Relate aqui ou procure um psicólogo!
Comments