Sabe aquela pessoa que tende interpretar tudo como se fosse abandono ou desprezo dos outros?
Está aí um dos comportamentos clássicos da pessoa com TPB - Transtorno de Personalidade Borderline.
Este transtorno, também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe, num termo mais conveniente para a língua portuguesa, conforme alguns psicólogos sugerem, seria um estado limítrofe para uma psicose, ou seja, um estado mental de fuga da realidade.
Muitos sites e blogs sugerem que a agressividade é o principal sintoma desse transtorno, porém ela é algo secundário, dado que o principal sintoma aqui, é a distorção que o paciente faz da realidade, interpretando que está sempre sofrendo abandono ou desprezo das pessoas que a cercam, e a partir dessa interepretação equivocada, ficam agressivas e instáveis emocionalmente, extremamente reativas a esse suposto abandono.
Comorbidades observadas nesse transtorno, são ansiedade e depressão. As origens do mesmo, em geral estão na infância, geralmente com relatos de abandono parental e abuso sexual.
Outros sintomas observados são raiva, culpa, frustração, irritabilidade e ansiedade. Dificuldade em relacionar-se, é muito presente, pois esperam demais do outro, tanto em receber atenção e afeto, que nunca parecem ser suficientes, por mais que o outro o faça, bem como em dar esse afeto, pois se interpretam que o outro não valorizou o suficiente, explodem numa crise de irritabilidade e até mesmo agressões.
Terapia é o melhor tratamento e, em casos graves, a intervenção medicamentosa também é necessária.
Se identificou ou conhece alguém passando por estes problemas? Relate aqui ou procure um psicólogo!
Comments