Sabem aquela pessoa que pensa que tudo que acontece ao redor, é por causa da presença dela?
É um dos sintomas do Transtorno de Personalidade Esquizotípica.
O nome é parecido com o do transtorno Esquizóide, alguns sintomas também, como por exemplo, a grande dificuldade em socializar. Entretanto, o esquizotípico é capaz de demonstrar sentimentos e até sofrimento, como por exemplo, na dificuldade em socializar.
Há a prevalência de pensamentos mágicos e supersticiosos, como por exemplo, achar que pode controlar o comportamento do outro, mesmo que o outro faça determinada tarefa como rotina. Portanto, o vizinho que todo dia sai às 7h pra trabalhar, minutos antes, o esquizotípico irá para a janela "fazer" com que o vizinho saia de casa às 7h. Em seu pensamento, o vizinho saiu de casa porque ele fez com que saísse, e não porque aquele era seu horário rotineiro de trabalho.
Outro comportamento observável é a superstição, tal como: "se eu sentar do lado direito do transporte, não serei assaltado" ou "sempre que chove, presencio um acidente". .
Outros sintomas são, dificuldades no contato visual, pensamentos estranhos, dificuldades na prosódia (fala), ansiedade social, vestimentas estranhas, superstição acima do normal e dificuldade de interação social fora da família.
Por ter causas biológicas em alterações cerebrais similares à da esquizofrenia, o tratamento deve ser psicoterápico e psiquiátrico, com sessões de terapia associadas à medicação. É um transtorno crônico, mas com boa evolução se tratado corretamente.
Se identificou ou conhece alguém passando por estes problemas? Relate aqui ou procure um psicólogo!
Comments