Sabe aquela pessoa que adora chamar a atenção, é extremamente vaidosa e sedutora para se vestir e que no segundo beijo na boca já acredita que vocês estão namorando?
Estamos falando aqui do indivíduo com TPH - Transtorno de Personalidade Histriônica.
Esta pessoa exige ser o centro da atenção o tempo inteiro. Suas histórias são fantásticas e apaixonantes. Usa roupas chamativas e sedutoras. Demonstra ter opinião forte em todos os assuntos, mesmo que não tenha lá muito embasamento sobre essas opiniões, o que vale aqui, é chamar atenção em tudo!
Se essa atenção que tanto demandam, lhes for negada, tendem à dramatização ou ao exagero de tudo que já fora citado acima.
Por outro lado, são extremamente influenciáveis quando encontram figuras que demonstram muita autoridade ou conhecimento, se envolvem rapidamente e tendem a criar intimidade emocional e sexual de forma rápida e acreditam estar em um relacionamento, mesmo que o outro não tenha dado indícios de querer um relacionamento com essa pessoa.
Dentre outros sintomas, narcisismo, desconforto em não ser o centro das atenções, manipulação do outro através da sedução, auto dramatização, interpretação dos sentimentos como sendo mais íntimos do que realmente são, discurso forte porém vago, emoções superficiais e tendência a serem sugestionáveis com discursos vindos do outro para si, como se aquela pessoa fosse uma "enviada" do destino em sua vida.
Terapia também é o tratamento mais indicado, no sentido de substituir o discurso vago por ações, bem como de substituir a necessidade de atenção por autossuficiência.
Se identificou ou conhece alguém passando por estes problemas? Relate aqui ou procure um psicólogo!
Comments