Sabem aquela pessoa que se sente perseguida o tempo inteiro?
Esse é um dos principais sintomas do TPP - Transtorno de Personalidade Paranóide.
Trata-se daquele amigo ou familiar que vive relatando que se sente ameaçado por alguém que quer prejudicá-lo, enganá-lo ou explorá-lo, mesmo quando não há nenhum indício real que comprove isso.
São pessoas que tendem a associar significados ocultos a tudo que acontece ao seu redor, onde esses "sinais" são reforçadores da própria paranóia da pessoa. Para quem convive com esse tipo de indivíduo, o mesmo tenta fazer com que todos acreditem que há uma grande conspiração contra si, que apenas ele enxerga.
Quem acreditar na conspiração se torna um confidente, alguém de confiança. Quem não acreditar, passa a fazer parte do círculo da desconfiança desse indivíduo, reforçando ainda mais que há uma conspiração para provar que ele está "louco" e incapaz de responder por si.
É um transtorno de difícil tratamento, pois como o paciente acredita ser vítima de uma conspiração para prejudicá-lo, qualquer um que aproximar-se com o intuito de oferecer tratamento, será visto como alguém não confiável, pois estará batendo de frente contra a realidade criada por ele.
Uma estratégia de convencimento para essa pessoa buscar o tratamento, é convencê-la de que a terapia irá ajudá-la a lidar com a dura realidade de perseguição que ela sofre. Prepara-se para ser convincente!
Os principais sintomas são a forte desconfiança, hipervigilância, rancor, interpretação distorcida dos fatos, propensão a achar que sua reputação foi atacada e suspeitas de infidelidade.
Se indentificou ou conhece alguém passando por estes problemas? Relate aqui ou procure um psicólogo!
Comments